Porque Québec?

Data 13/10/2014

Escrito porDiego Barreto

Bom, dessa vez resolvi responder à uma questão que muita gente me pergunta: porque você resolveu imigrar para o Canadá e porque a cidade de Québec?

Bom, na verdade a vontade de morar fora, falar um outro idioma e conhecer uma nova cultura já existia a muito tempo. Eu e minha esposa conversávamos muito sobre isso, mas tudo sempre parecia muito distante. Chegamos a olhar algo sobre a imigração para a Austrália, mas acabou ficando só na pesquisa mesmo. O processo estava todo descrito no site, mas eu sempre achava que poderia ser uma furada.

Eu nem me lembro muito bem como aconteceu, mas um dia minha esposa (na época namorada) apareceu com um panfleto falando de uma palestra sobre imigração para o Québec. O Canadá sempre foi um dos países da minha lista de países que eu gostaria de morar. Foi exatamente aí que tudo começou a mudar. A palestra foi muito esclarecedora, falava do processo todo: requisitos, pontuação, formulários e etc. Para finalizar, ainda exibiram alguns depoimentos em vídeos de imigrantes brasileiros no Canadá.

Foi lá que eu fiquei sabendo que existia um escritório de imigração do Québec em São Paulo. Tudo começou a parecer mais concreto, mais seguro. Eu fiquei conhecendo também o processo federal do Canadá, mas a palestra me deixou muito mais seguro para tentar o processo por Québec.  Lembro que na mesma semana fomos procurar cursos de francês pela cidade, começamos a nos planejar para a viagem (que só ocorreu quase três anos depois)!

O nosso processo estava em andamento, estávamos esperando a convocação para a entrevista para a obtenção do CSQ (certificado de Seleção do Québec), quando eu fiquei sabendo de uma missão de recrutamento feita pela cidade de Québec. Até o momento, nosso plano era ir para Montréal, que é a maior cidade da província do Québec e eu achava que era a melhor cidade para informática e publicidade.

Deduzir o final ficou fácil, né? Depois de conseguir uma oferta de emprego para a cidade de Québec, era óbvio que eu mudaria meus planos, afinal é bem melhor chegar empregado, mesmo que numa outra cidade. No início eu cheguei a tentar mudar para Montréal, pois eu tinha feito todo meu planejamento para lá, ainda estava com a idéia fixa. Mas deu demorou menos de um mês para eu mudar de idéia.

Eu percebi que a cidade tinha tudo o que eu queria: vagas de emprego na área, lazer, cultura e vida ao ar livre (esportes). Mas ao mesmo tempo não tinha o problemas de uma cidade muito grande como Montréal. Hoje eu penso exatamente o contrário, para me fazer sair daqui para alguma cidade como Toronto ou Montréal, tem que valer muito a pena em algum outro aspecto, como grana. Porque senão, Québec é a cidade para ter tranquilidade, aumentar a família e ter pouca dor de cabeça.