Aprender francês para viver no Québec

Data 01/06/2014

Escrito porDiego Barreto

photoEu acabei de voltar de viagem do Brasil, fui ao casamento da minha irmã e estava visitando a família e os amigos. Dentre os amigos que eu estava visitando, está minha querida professora de francês Lise Robert. Uma canadense casada com um brasileiro que dirige e ensina numa escola de idiomas chamada CLIC (Centro Linguístico Intercultural Canadense). Foi lá que eu passei 2 anos da minha vida estudando francês e me preparando para as entrevistas, tanto entrevistas de emprego da missão de recrutamento de TI, quanto a entrevista do processo de imigração.

Eu acho bem legal compartilhar isso com vocês, porque como a escola não é muito grande, pode ser que nem todos a conheçam. O CLIC é uma escola de idiomas focada na imigração para o Québec. Além de aprendermos o francês (com o sotaque quebequense), temos acesso à muitas informações importantes sobre o processo de imigração e também de como as coisas funcionam por aqui. Apesar de existirem outras escolas de francês em Salvador, o CLIC é a única com esse foco.

Foi muito bom mesmo rever Lise e ao mesmo tempo sentir um pouco de nostalgia vendo os alunos que estão começando a estudar agora, iniciando o processo para imigrar. Isso me fez reviver muitos momentos de angustia e ansiedade na espera de respostas, pois não vou mentir para ninguém, o processo de imigração é razoavelmente demorado, mas apesar disso tenham certeza de que no final vale muito a pena!